domingo, 7 de outubro de 2007

Entrevista: Pietr

É com enorme satisfação que recebemos nas nossas instalações o Sr. Pedro Casais (Pietr), que já anda no HT à quase 4 anos e como ele próprio diz, pertence aos "Hattrickianos Anónimos". Hoje foi a vez de ser o Pietr a pagar a "Jola" e a sentar-se no banquinho das respostas.
MR – Antes mais, muito boa tarde Pietr. Ora começando a nossa entrevista que é para isso que aqui estamos..para os mais distraídos conta-nos um pouco de ti.
P – O pietr joga desde Outubro de 2003, portanto, estou quase a fazer 4 anos de jogo. Neste período já terminei a faculdade, já estagiei e trabalho agora. Já vivi em Espanha entretanto, já mudei de meias e de boxers mais de 1000 vezes. Comecei teenager e agora tenho 23 anos. Muita coisa se passou desde que jogo hattrick... vá lá que chamaste sr., se fosse dr. já nem respondia a mais nada! :-P
MR – O que te cativa tanto neste jogo para já jogares isto á 4 anos?
P – O interesse no jogo é por fases... Ao início, o jogo nem me cativou, foi mais a prestação de serviços de passar defesas bons para excelente. "Ganhei" o suficiente para montar uma equipa interessante e passei para outra fase, a de subir divisões. Cheguei à II e apareceu outro desafio: Selecção, que durante quatro épocas me dediquei. Entretanto, agora o que me interessa mais no hattrick é mesmo a comunidade, as pessoas que conheci e os amigos que fiz e vou fazendo. Depois, não sou muito fã de "jogos"... daí que ainda continue por cá :-)
MR – Pegando agora um pouco na tua equipa, quais os objectivos que faltam concretizar nesta época?
P – Esta época já terminou para mim. É apenas cumprir calendário. Por norma, falho no final... esta época falhei na pré-época e isso repercutiu no início desastroso, em que terminei a 1a volta, salvo erro, em último.
MR – Quando é que iremos ver o Pedrogal na SuperLiga?
P – Quando os outros deixarem :-P Quero é ter uma equipa competitiva e que me permita estar entre os melhores durante várias épocas. Já vi muitos subirem e muitos descerem. Grande maioria desistiu depois. Talvez seja melhor disfrutar o jogo à minha maneira e se uma época se proporcionar...
MR – Tendo tu uma das melhores equipas a nível nacional, o que falta nessa brilhante equipa para juntares uma taça de Portugal ao teu palmarés?
P – Gosto muito da Taça, mas gosto mais da minha equipa. Todas as épocas desde há um tempo para cá tem pelo menos um vencedor "antecipado". Nesta, houve vários a tentar, mas acredito que será uma época de viragem. Jogando sempre fora, é bastante difícil consegui-lo. Se algum dia chegar à Superliga, talvez isso possa acontecer. Até lá, já fico contente em chegar aos oitavos eheh
MR –Qual a vitória que te deu mais prazer no HT?
P – Foram várias. Curiosamente, não me fica marcada nenhuma vitória. As mais importantes não as acompanhei em directo - as da Selecção. Se me falares de derrotas, a da meia-final contra o smash ficou-me atravessada pq fui ambicioso demais, a do playoff com o policy, que dificilmente algum dia voltarei a fazer mágico de meio-campo e ser goleado por 5-0, e uma com o blasted em casa, no ano em que subiu o fon...essa sim, foi a que custou mais...
MR – Deixando um pouco a tua equipa de lado, como vês as selecções nacionais (U-20 e principal)?
P – Estão muito bem entregues a utilizadores que se dedicam muito ao jogo e sabem todos os pormenores que os anteriores não tiveram capacidade ou motivação para os procurar esclarecer. Estão ambos na Super e isso significa que semanalmente têm desafios, não é só na selecção.
MR- Como já passaste pela experiência de ser Seleccionador nacional, conta-nos resumidamente como foi essa experiência?
P – Foi espectacular!! Tinha uma ideia fixa do que queria fazer e esse planeamento veio dar a equipa que temos. Foi preciso uma mudança drástica de "mentalidade". Sinceramente, não percebo nada do jogo em si - probabilidades e observar adversários. Gostei bastante de montar a equipa, de adoptar uma política controversa (farms) e de haver quem se disponibilizasse a entrar no barco comigo. Foi sobretudo uma experiência de liderança e de comunicação. 1000 e tal votos... há presidentes de junta que têm menos :-P Mas também o lado menos bom, as críticas e o ambiente que propicia (estás do outro lado do ecrã...) até podia haver muito boa gente que não gostava do que eu estava a fazer, mas andavam calados que nem ratos :-P Houve sempre respeito e consideração de todas as partes, podíamos estar com um pé fora do Mundial mas havia uma falange enorme de apoio. Podia pôr a selecção a jogar com o equipamento do Boavista que o pessoal acreditava que era um fetiche meu e pronto, havia que respeitar, "o gajo é que sabe!" :-)
MR- Esperas voltar lá um dia?
P - A Portugal, não. Não faz sentido, uma vez que já lá estive por dois mandatos, as minhas ideias foram colocadas em prática na sua quase totalidade. Não alterava uma única coisa no que fiz. E também porque, e sempre o disse, acho que há muita gente que sabe muito mais do jogo do que eu, não necessariamente provando-o com a sua própria equipa.
MR – Estando o npires a fazer um trabalhar de louvar á frente da nossa selecção principal, achas que podemos sonhar com o titulo de campeões mundiais?
P – Há alguns pormenores que só alguns vão conseguir perceber da minha resposta. A curva de potencial destes jogadores está a chegar ao ponto mais alto, a curva descendente começa no final desta época. A renovação está a ser muito bem planeada, mas só daqui a 2/4/6 épocas se consegue ver os frutos do trabalho de hoje. Depois: o Mundial ser em Portugal. O factor casa é muito importante e não voltará mais a fazer-nos companhia. Mais: os grupos acessíveis que nos calharam que permitiram amealhar TS. Por último, mas o mais importante, o npires e os seus ajudantes são das pessoas que mais percebem de hattrick que alguma vez estiveram na selecção. Não são miúdos nenhuns e acredito que dão o melhor deles para conseguirem esse resultado. Campeões europeus não digo, porque há sempre surpresas. Das equipas ainda no Mundial, para mim só estão abaixo de duas ou três, no tal "potencial" actual, por mérito deles, mas sobretudo por demérito das que habitualmente estavam acima de nós (com as políticas anti-farm, etc). Ah, outra coisa... toda a gente pensa que vamos ser campeões do Mundo. Só espero que se perdermos na final ou na meia-final, se lembrem que a medalha que aparecer na página Portugal será a primeira. E mesmo que não cheguemos à medalha, que fiquem satisfeitos por terem feito Portugal "sonhar".
MR – Como avalias a situação do Hattrick em Portugal?
P – Em que aspecto? A nível de utilizadores? É um reflexo da sociedade virtual em que vivemos, do passa-a-palavra e do jogo que está muito bem feito, principalmente a nível de conferências, único a nível de motivação.Vai sempre haver gente a entrar e gente a sair, é uma renovação bastante normal.
MR – Visto que já me estou a alongar um pouco, e para finalizar gostava que deixasses umas palavras para quem está a começar agora. Dicas, conselhos, etc
P – Eu não sou boa pessoa para conselhos, mas sei de páginas que o são. Para quem começa, aconselho a lerem o TugaTrick, a usarem um programa tipo HAM ou Hattrick Buddy para seguir a equipa, um HO! para verem ratings e afins, e que observem muito bem o essencial: o adversário. Que pensem o jogo e as épocas como longo-prazo e sobretudo que se divirtam. Porque aquele que joga sempre para ganhar, na hora da derrota faz uma auto-chicotada psicológica e parte prematuramente. Aproveitem os amigáveis para fazer "torneios" com os amigos.
MR – Muito obrigado Pietr por teres abdicado de um pouco do teu tempo para contribuíres para este blog. Um grande bem haja para ti e para os teus, e não te esqueças de pagar a cervejinha, que hoje calhou-te a ti xD
P - Espero que te continues a divertir no jogo. A tua cervejinha já entrou para o "temporário" das minhas despesas da economia. Depois envio a factura deste magnífico vinho tinto que escolhi da carta, era o mais caro da lista :-P

Sem comentários: