domingo, 14 de outubro de 2007

Entrevista: npires (seleccionador nacional)

MR – Continuando nesta onda de seleccionadores e ex-seleccionadores nacionais, o blog dos Mastursos tem o privilégio de receber nas suas instalações o GRANDE npires, actual seleccionador que tem feito milhares de portugueses sonhar com o campeonato do mundo já que fez de Portugal uma das melhores selecções do mundo.
Ora muito boa noite caro npires, antes de começar com as perguntas relacionadas ao HT, gostava que deixasses umas informações á cerca de ti.

NP – Chamo-me Nuno Pires, tenho 30 anos, sou casado e tenho um filho de 3 anos, que à minha semelhança, já é ferrenho do Benfica. Em termos profissionais trabalho na área comercial de uma empresa de software, sendo informática a minha formação académica. Em relação a esta grande jogo, sou viciado desde Julho de 2004.
MR – Depois desta tua pequena autobiografia vamos começar com o que mais interessa, o Hattrick. Tu que andas à 3 anos neste mundo, e que dedicas tanto tempo da tua vida a este jogo, conta-nos qual é a tua motivação para te dedicares assim ao Hattrick.
NP – Uma boa estratégia para mantermos motivação neste jogo é a definição de um plano a longo prazo. Definir quais são os nossos objectivos e ir dando passo a passo até os atingir. Esta tem sido a minha máxima. Como estou neste momento a atingir os resultados desse mesmo planeamento, sinto que não poderia estar mais motivado.
Mais, a selecção tem-me dado imenso gozo. Sinto que vibro mais com ela do que com a minha própria equipa.
Por ultimo, como já jogo há algum tempo e já conheço um conjunto de pessoas com quem falo com regularidade, a componente de conferências, ou se quiseres o msn, acaba por ter um papel fundamental no continuar motivado para o jogo.
MR – Como todos sabemos ocupas actualmente a 3ª posição da SuperLiga e estás na luta com o Trenguitos e o bicampeão Fon Utd, acreditas que daqui a duas semanas estarás a festejar a conquista da SuperLiga? (após a derrota de ontem frente ao Finess, a pergunta ficou um pouco sem sentido)
NP – Claramente que não. Tenho a clara convicção que o título vai para o Fon e na minha opinião fica muito bem entregue. Faz bastante tempo que sou um fã incondicional da forma como gere a sua equipa. No entanto, e tendo em conta que ainda jogo com o trengo na ultima jornada, se o senhor Pedro decidir tropeçar, cá estarei à espreita para tirar os devidos dividendos. Mas sinceramente não acredito.
Tendo em conta a jornada de ontem esta pergunta já não faz muito sentido.
MR – A nível da Taça de Portugal és o único representante do escalão máximo de Portugal, até onde a Teamaço conseguirá chegar?
NP – A taça, em termos individuais entenda-se, é o grande objectivo para este ano. Por isso espero chegar ao Jamor e levantar o caneco. No entanto ainda existem muito boas equipas pelo caminho e que jogam com muita “fúria”! Faltam apenas dois jogos. Vamos ver como correm.
MR – Olhando para os teus jogadores, repara-se de imediato que tens uma grande percentagem de jogadores portugueses, consideras isso importante? Porquê?
NP – Única e exclusivamente pela questão dos salários. Quando se começa a ter jogadores acima de nível 15 (titânico) faz muita diferença ter jogadores portugueses. Se já é difícil gerir 750k de salários, então se fossem na sua maioria estrangeiros, então seria quase impossível. MR – Deixando a Teamaço um pouco de parte, vamos falar da Selecção Nacional. Sendo o actual seleccionador, conta-nos assim resumidamente como vão as coisas dentro da Selecção. (objectivos)
NP – Em primeiro lugar uma correcção. Sou apenas um dos três timoneiros que comanda a selecção. Eu, brusque e Mitra, mais conhecidos pelo Trio Odemira (denominação muito gay, eu sei).
Na minha opinião as coisas têm corrido muito bem. E aqui não falo somente pelos resultados. A relação com a comunidade é muito boa, e sinto que existe um aumento considerável de utilizadores a seguir a selecção AA.
A angariação de farms, que é um tema que envolve muito tempo e dedicação nossa, também têm sido um grande sucesso. Não estamos ainda onde queríamos estar, mas muito já foi feito. Só para teres uma ideia, o actual plantel já joga todo em Portugal, e mais cerca de 10 futuros jogadores da AA também já estão orientados.
No entanto somos e seremos medidos essencialmente pelos resultados. Tivemos um apuramento mais difícil do que o esperado, nomeadamente pela surpresa que foi o Japão. Tivemos também um ou outro erro, mas na minha opinião nada de especial.
A primeira fase de grupos não poderia ter corrido melhor. 3 PICs e três vitórias. Estamos actualmente na segunda fase de grupos e iniciamos da melhor forma com uma vitória em PIC sobre a Bulgária. Se passarmos esta fase, atingiremos o objectivo a que nos propusemos. Ficar entre os 8 melhores.
MR – Tu que fazes milhares de portugueses sonhar com o titulo mundial, conta-nos como foi possível chegar até esta fase onde só estão os melhores?
NP – Parte do sucesso desta selecção deve-se sem dúvida nenhuma ao excelente trabalho desenvolvido no passado pelo Pietr. Na minha opinião, tivemos um salto qualitativo muito relevante durante os seus dois mandatos.
Estes jogadores estão quase no máximo do que podem atingir, e por isso estamos a tirar quase a totalidade do potencial que esta selecção pode dar. Não somos a melhor selecção, mas já podemos dizer que somos das melhores.
Como somos três e como acho que nos complementamos bem, cada um com o seu perfil, também em termos tácticos, acho que temos explorado muito bem o potencial da nossa equipa.
Agora já na fase final do mundial, e como este é realizado em terras lusitanas, temos um bónus extra que seguramente não iremos desaproveitar. Por isso, tenham muito medo de nós!!!!
MR – Acreditas na conquista do Mundial?
NP – Admito que nunca a selecção portuguesa esteve tão forte e aliando ao facto do mundial se disputar em Portugal, temos efectivamente uma responsabilidade acrescida. Não sei se vamos ser ou não campeões do mundo, mas sei que as condições nunca foram tão propícias a que tal possa acontecer. Se ficarmos nos três primeiros lugares, vamos seguramente também ficar com a sensação de dever cumprido.
Mas respondendo de uma forma muito frontal, sim acredito. E tenho visto muita gente de fora a dar-nos também esse favoritismo. É bom que tenham respeitinho.
MR – A nível da U-20, o Sunfire tem feito o trabalho também notável, até onde achas que esta selecção vai chegar?
NP – Ao mundial do Peru não tenho grandes duvidas. Como as diferenças entre as selecções que chegarem ao mundial serão muito pequenas, the sky is the limit. Mas temos a sub-20 muito bem entregue, pelo que devemos apoiar o bruno e o seu staff de uma forma incondicional.
MR – Agora num olhar mais global do HT a nível mundial, achas que o HT continua a crescer e a manter um nível de qualidade muito elevada que cativa as pessoas a juntarem-se a este jogo?
NP – Tenho algum receio da forma com o HT está evoluir. Uma das características que sempre apreciei foi a sua simplicidade. Parecem estar para breve algumas medidas que vão contra esta directiva. Espero sinceramente que não estraguem o jogo.
Outro dos aspectos menos positivos do actual HT é a sua vertente económica. As coisas não estão bem e não vejo verdadeiras medidas para as corrigir. Alguns passos têm sido dados, mas nada de muito estrutural.
Tenho visto com alguma apreensão alguns dos jogadores mais antigos a saírem por alguns destes motivos.
Vamos ver como as coisas evoluem, mas mesmo assim acho este jogo espectacular e não me vejo a abandona-lo tão cedo.
MR – Para terminar, gostarias de fazer algum apelo a nós jogadores de HT a fim de apoiarmos ainda mais a selecção nacional?
NP – Apareçam no tópico da selecção que é um local interessante para se aprender coisas relacionadas com o HT. Mas acima de tudo divirtam-se e vibrem com as nossas vitórias (pelo menos esperamos nós J). Já no dia 15/10 temos o jogo com a Colômbia pelas 19:00 hora HT. Não percam!!!
Por ultimo, não podia deixar aproveitar o momento para apelar a ajuda de todos no sentido de se encontrarem novas farms para poderem receber os jogadores da selecção ou futuros elementos do plantel. Por isso se conhecerem users que estejam a desistir e até ainda têm alguns euros, digam-lhes para vir falar connosco.
MR – Muito obrigado npires e a maior das sorte para ti tanto a nível pessoal como aqui no jogo e a Mastursada vai estar toda a apoiar a selecção e dizemos sem receio "Nós acreditamos".
NP – Obrigado. Foi um prazer. Um abraço e boa sorte para tua iniciativa.

Sem comentários: