sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Final da X Hattrick World Cup by Brazuka

Muitos de nós, utilizadores deste joguinho online intitulado Hattrick, vamos nos recordar para sempre deste domingo, dia 4 de Novembro de 2007. Foi o dia em que milhares de utilizadores portugueses ficaram colados ao computador, incapazes de tirar os olhos do monitor, a torcer pela nossa selecção. Sim, é tudo virtual, mas a emoção de ver o triunfo da nação foi bem real. A aflição de milhares de users quando as letrinhas vermelhas surgiam no HT-Live era autêntica, e os golos foram comemorados quase tão vigorosamente como os golos dos “verdadeiros” AAs. Tudo isso porque decorria, no The Random Temple, a grande final da 10ª edição do Campeonato do Mundo de Hattrick, entre a selecção de Portugal, anfitriã do evento, e a selecção da Turquia.
O MOTS utilizado pela selecção do país muçulmano no jogo das meias-finais contra a Polónia deu-nos uma vantagem de 4 níveis de EE. Era natural, então, esperar uma formação defensiva por parte dos turcos. O trio decidiu arriscar uma formação bem ofensiva, fazendo “apenas o meio suficiente”, como disse o próprio brusque, e o maior ataque possível.
Portugal alinhou no habitual 3-4-3, com 3 inners, defendendo o lado esquerdo e distribuindo o ataque pelo centro e pela ala direita através de um winger ofensivo e um WB ofensivo, deixando este lado da defesa vulnerável. A Turquia optou pelo CA extremo clássico, em 5-2-3.
Sinceramente, não acho que a opção escolhida pelo seleccionador da Turquia, o user sakalkan, tenha sido a mais acertada. Ao ceder o meio-campo por inteiro, deixou o caminho completamente aberto para o ataque lendário de Portugal. Por mais que a sua defesa tivesse alguns níveis acima do nosso ataque, bastava-nos esperar pela confusão causada pela formação não rotinável dos adversários e estávamos com meio caminho andado para o título de campeão do mundo.
Por exemplo, a selecção turca conseguiu causar dificuldades muito maiores a Portugal no jogo da 4ª eliminatória. Claro que a situação agora era bem diferente. Era a final do Campeonato do Mundo. Havia muito mais a perder. As vantagens de Portugal frente ao adversário eram quase infinitas: factor casa, Espírito de Equipa, confiança… A equipa turca não tinha qualquer hipótese de igualar o nosso meio-campo sem ficar com uma defesa ou um ataque miserável.
No entanto, um bom pressing em 4-5-1 ou 5-4-1 poderia, na pior das hipóteses, ter atenuado a derrota. A única vantagem dos candidatos a adesão à UE para este jogo frente a Portugal, ou pelo menos a mais significativa, não foi aproveitada pelo seleccionador: as especialidades. Sempre haveria a hipótese de um ‘SEzito’ a favor da equipa visitante decidir o jogo no último minuto, estando o resultado empatado. Sempre equilibraria bem mais o jogo do que um contra-ataque que só seria concretizado por um lado. Sempre traria a certeza de não haver eventos de confusão. Mas o seleccionador turco não pensou assim, e esta decisão cabia a ele e só a ele, e é isso que realmente importa.
A verdade é que o título já estava praticamente decidido nas meias-finais. Estónia e Portugal eram as equipas mais fortes, e protagonizaram uma espécie de “final antecipada”. As chances do campeão mundial sair daquele jogo eram imensas. Além disso, o Jogo da Época da Turquia contra a Polónia deixou-os muito debilitados para a final em termos de TS.
Portugal tinha, de facto, a grande vantagem de jogar em casa. No entanto, a gestão do Espírito de Equipa por parte do Trio Odemira foi, a meu ver, simplesmente soberba. Derrotar a Estónia em normal, e chegar a final com um EE quase paradisíaco é um feito absolutamente notável. A conquista deste título inédito deve-se a muito trabalho, dedicação e, sobretudo, competência. Portugal nunca se esquecerá destes três indivíduos, que levaram a nossa pátria ao topo do mundo hattrickiano, transformando a selecção das quinas na melhor selecção do HT. Em nome de toda a comunidade, deixo aqui os meus mais sinceros agradecimentos ao brusque, Mitra e npires. É pena o mandato já estar a acabar. Sentiremos saudades de ver a perfeita sintonia entre eles e os frutos de seu trabalho. Obrigado, Trio Odemira, por tudo!

by Brazuka, com a preciosa ajuda de -luis-

6 comentários:

Nuno Gavancho disse...

Mais uma vez obrigado Brazuka por esta tua colaboração com o blog e parece que desta vez também tenho de agradecer ao Luis, um grande abraço

Em relação á formatação é impossivel por como tinhas, o blogspot é muito limitado.

Mais uma vez obrigado =D

Cumps,
Nuno Gavancho

Anónimo disse...

Hehehe esta deu mais bem mais trabalho que a outra, mas acho q compensou... =D

Okay, não há problema então.

Grande abraço.

Anónimo disse...

[Errata]

lol, pelos vistos deixei passar alguns erros quando fiz a revisão do texto... hehehe

Onde diz "estando o resultado em empatado" o "em" está naturalmente a mais.

Onde diz "Sempre equilibraria o bem mais jogo", o "o" deveria estar estar antes do jogo (Sempre equilibraria bem mais O jogo).

Se for possível, corrige la isso sff.

Obrigado.

Nuno Gavancho disse...

done =)

Anónimo disse...

A verdade é que não fiz nada de mais ^^
O trabalho foi todo do Brazuka e os créditos são todos dele.

Mas obrigado na mesma :)

Anónimo disse...

Ora este gajo, sempre modesto! XD